CEJA

Histórico do CEJA


               O Centro de Educação de Jovens e Adultos – CEJA de Ibirama, subordinado à Diretoria de Educação Básica e Profissional/DIEB da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina, iniciou suas atividades em 1993, como Núcleo Avançado de Ensino Supletivo (NAES) jurisdicionado à 6a Coordenadoria Regional de Ensino de Rio do Sul. Autorizado a implantação pela Portaria E 149 de 29/04/92 e o Funcionamento pelo Parecer CEE 30/93 de 16/03/93, com apenas o Ensino Fundamental. 
            Em 23 de novembro de 1998, através do Decreto 3388/98, foi autorizado o funcionamento do Centro de Educação de Jovens e Adultos, jurisdicionado então à 25ª Coordenadoria Regional de Educação e a partir deste momento foram vinculados ao CEJA de Ibirama, mais oito municípios: Apiúna, Dona Emma, José Boiteux, Lontras, Presidente Getúlio, Presidente Nereu, Vitor Meireles e Witmarsum. Destes, seis possuem Unidades Descentralizadas de atendimento ao aluno.
             É uma escola mantida pelo governo do Estado de Santa Catarina, vinculada ao Sistema Estadual de Ensino que visa à escolarização de Jovens e Adultos que não o fizeram em idade própria com objetivos, metodologia e avaliação específica.
             A partir de 2004, com a descentralização do governo, o CEJA passou a ser jurisdicionado pela 14ª Secretaria de Desenvolvimento Regional, através da Gerência de Educação. Com a LDB 9394/96, a Educação de Jovens e Adultos – EJA passou a ser entendida como uma modalidade de ensino que possui características próprias. Tais características requerem por parte do professor tratamento diferenciado daquele dispensado no ensino regular. Vale afirmar que o adulto se apropria do conhecimento de maneira diferente da criança, porque se sente independente e com uma vasta experiência de vida. Por isso, toda ação pedagógica deve ter como ponto de partida os conhecimentos cotidianos dos alunos da EJA, e dotar estes conhecimentos de cientificidade, que é a função da escola. Concomitantemente a esta função está o desenvolvimento da consciência crítica que tenderá a remeter os jovens e adultos a resolverem os problemas e desafios cotidianos de forma autônoma.

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